A dúvida na escolha da câmera fotográfica é algo muito comum, então vamos falar sobre suas diferenças!

Câmera Reflex ou DSLR (digital single lens reflex) estes são os modelos com a possibilidade de troca de lentes (objetivas intercambiáveis), câmeras mais robustas, que oferecem mais recursos, seus sensores são maiores o que permite um qualidade melhor na imagem. A construção das Câmeras Reflex são bem semelhantes, mesmo existindo diversos fabricantes e modelos.
As DSLR possuem um sistema de espelhos e prisma pentagonal que leva a imagem captada pela objetiva até o visor, visualizando exatamente o que será fotografado.

As Câmeras Reflex têm modelos iniciantes, intermediários e profissionais.

Os Modelos para iniciantes são ideais para quem quer começar a fotografar prezando a qualidade da imagem e as possibilidades criativas. Estes modelos capturam imagens com riqueza de detalhes e uma resposta rápida da câmera, mesmo em condições de pouca luz. Combina alta velocidade e o autofoco preciso para obter bastante nitidez nos detalhes. Este modelo é utilizado por um público que quer se engajar na arte da fotografia, de alta qualidade, e que futuramente poderão se tornar profissionais da fotografia.
Canon EOS Rebel T5, T6, T5i e a T6i
Nikon D3400, D5500

cancan

Canon T5                                                     Canon T6                                                Nikon D5500

Os Modelos Intermediários clicam mais fotos por segundo, têm proteção contra a ação do tempo e recursos avançados que ajudam a melhorar o nível do trabalho. Os novos modelos possuem conexão Wi-Fi integrada e a função de vídeo muito usada em filmagem de eventos e festas. Este modelo é utilizado por profissionais das áreas de eventos, estúdio, família, documental.
Canon EOS 80D
Nikon D7200, D750, D500, D610, Df

nik

Nikon D500                                                        Canon 80D

Os Modelos Profissionais são mais duráveis e robustos, com corpo geralmente feito de metal mais resistente a impactos e protegido contra poeira, umidade e interferência eletromagnética. Sua vida útil é maior, utilizada por aqueles que exigem os mais altos padrões de qualidade de fotografia e vídeo, o sensor é full-frame e o valor bem mais alto que os demais modelos. Estes modelos são utilizados por profissionais renomados da área de jornalismo, automobilismo, moda.

Canon 6D, 5D Mark III, 5D Mark IV, EOS-1D X e EOS-1D X Mark II
Nikon D810, D5

niknik

Canon 6D                                                        Canon EOS 1D                                       Nikon D5

A escolha da câmera não é fácil, mas de nada adianta investir num bom equipamento sem antes investir em conhecimento, pois antes de qualquer equipamento está o fotógrafo, o ser pensante. Um bom profissional que conhece seu equipamento e tem uma fotografia consistente vai fotografar bem com qualquer marca ou modelo. O diferencial está na linguagem e como definir sua identidade na fotografia.
Neste post exemplificamos apenas as canon e nikon, pois são as câmeras mais fáceis de encontrar no Brasil, mas existem muitas outras marcas com câmeras de qualidade.