Calma. Não estou aqui para dizer que será uma regra a partir de hoje não utilizar a borracha. Apenas gostaria de propor exercícios onde iremos nos preocupar menos com os erros e talvez, até incorporá-los na estrutura dos nossos desenhos.
Quando começamos a esboçar com a preocupação de que o desenho saia perfeito logo na primeira tentativa, acabamos nos prendendo muito ao ‘’risca e apaga’’. Já quando começamos com traços leves e descompromissados, a probabilidade de surgir linhas extremamente fluidas e interessantes no papel é muito maior.
Sketchbook – Um aliado do traço livre!
Você já possui um sketchbook? Se a resposta foi não, é imprescindível que você torne como prioridade ter um sempre ao seu lado. Sketchbooks são cadernos de desenho, geralmente utilizados no formato A5, que artistas e entusiastas carregam junto de si para registrar seu processo criativo e estudar com desenhos rápidos.
E falando em estudos de traços intuitivos, observe um estudo do pintor John Singer Sargent:
https://johnpweiss.com/blog/107647/the-simple-way-john-singer-sargent-saved-time-and-money
Veja como no esboço acima, o artista trabalha linhas soltas e gestuais para demarcar espaços e formas, trabalhando linhas rápidas e interligadas, colocando até um pouco mais de pressão no manuseio do lápis para dar as primeiras marcações de volume, a partir de luz e sombra.
A partir dessa observação, gostaria de propor um exercício mais leve para vocês.
Com uma folha em branco e um pincel, ou uma caneta com ponta maleável, escolha sua referência. Você pode fazer um desenho de observação com elementos e pessoas que estejam na sua casa, ou alguma fotografia que encontrar pela internet.
Comece com traços leves para demarcar os espaços que o desenho irá ocupar na folha e a partir daí, vá assimilando objetos e pessoas como formas geométricas para construir seu esboço. Lembre-se de usar um material que você não consiga apagar, para que possa usar as linhas que considerar ‘’erros’’, como estudo para as próximas composições.
Abaixo segue alguns esboços que fiz no meu sketchbook, utilizando pincel e nanquim.
Agora é com vocês. Faça seu esboço e mande pra gente!