Antes de começar a tratar do assunto, vocês sabem a diferença entre esses dois métodos?
Se a resposta foi não, acompanhe abaixo as definições:
Arte tradicional ou Arte convencional, remete desde as pinturas rupestres em cavernas até os dias atuais. Consiste no uso de materiais artísticos ‘’físicos’’ e tradicionais, como pincéis, papel, lápis, borracha e etc… Essa arte literalmente faz você sujar as mãos!
Já a Arte digital, consiste no uso de softwares gráficos como o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop , utilizando pincéis digitais ou ‘’brushes’’ e cores variadas, sempre disponíveis na sua área de trabalho.
Para seguir com algumas dicas sobre como iniciar na área digital, é necessário estabelecer seus objetivos e compreender para qual finalidade sua arte será direcionada. Será um produto comercial ou será uma produção em âmbito pessoal? Haverá a necessidade de ampliação ou alteração?
Tendo em vista um objetivo já definido, vamos a algumas dicas!
- Tenha conhecimentos básicos em desenho.
Não adianta ligar o computador e acreditar que ele fará tudo sozinho. O computador é uma ferramenta e o que vai definir a qualidade da sua arte será sua dedicação e estudo.
Vale aprender os fundamentos do desenho, construção de sólidos, luz e sombra, anatomia e muito mais!
- Adapte-se a um novo tipo de ferramenta.
Em sua grande maioria, artistas digitais utilizam mesas digitalizadoras e tablets para realizar seus projetos artísticos.
Porém, quem está iniciando provavelmente não terá tais equipamentos à disposição.
Isso não significa uma impossibilidade de trabalhar ilustrações digitalmente. Não se limite, afinal, quem dita as regras é o artista, não suas ferramentas 😉
Para quem ainda não possui uma mesa digitalizadora ou um tablet há a possibilidade de criar e finalizar um desenho no papel, com caneta nanquim, escaneá-lo e fazer o processo de pintura digital.
Abaixo eu forneço uma pequena demonstração no Photoshop utilizando a pen tool.
Também é possível utilizar o mouse no processo de desenho/pintura. Existem diversos artistas extremamente competentes que mostram como fazer isso.
Posso citar um ilustrador brasileiro que admiro muito e acompanho seus vídeos sobre arte digital no youtube.
Buz Sheep iniciou seus vídeos com artes feitas no Adobe Illustrator apenas com o mouse.
Veja esse vídeo onde ele destaca algumas ferramentas e formas de realizar o traço com o mouse:
https://www.youtube.com/watch?v=wEYiPk58KfE
Algumas artes do Ilustrador disponíveis no instagram :
Ilustrador Buzsheep (@buzsheep no instagram)
Ilustrador Buzsheep (@buzsheep no instagram)
- Conheça e teste softwares gráficos.
Hoje em dia existem diversos softwares para conhecer e testar o que mais se adequa ao seu workflow .
Para criar peças gráficas, há a opção de softwares pagos, como o Adobe Photoshop ; mas também existem opções bem completas e gratuitas, como o Krita, que emulam texturas de pincéis e podem ser uma ótima opção para quem está começando. - Invista no seu aprendizado.
Assim como na arte tradicional, com o tempo sentimos a necessidade de testar novos materiais a fim de obter resultados diferenciados. A diferença crucial que vem conquistando mais pessoas a migrar ou aprender a arte digital vem da facilidade que ela proporciona em nossa rotina.
O investimento inicial em materiais e softwares pode parecer mais ‘’salgado’’ no início, mas a longo prazo acaba compensando bem mais. Isso porque você não precisa se preocupar em algum material que acabou,como papel ou aquela cor específica de tinta. A durabilidade dos materiais é muito superior.
Ainda mais importante que os materiais, é o conhecimento obtido no percurso. Existem diversos conteúdos e livros na internet sobre o assunto e que podem ajudar nessa trajetória.
Na Escola Arte Ideal possuímos cursos de Desenho, para ajudar quem ainda não tem uma base, curso de Ilustração e Colorização Digital, vale a pena conferir!
Em suma, arte digital e arte tradicional se completam, uma pode dar embasamento a outra e vice-versa. Vale a pena aprender e saber como aplicar cada uma delas!